Conheça o Memorial do Rio Tietê em Salto

Conheça o Memorial do Rio Tietê em Salto

O Memorial do Rio Tietê em Salto, interior de São Paulo, é um museu sobre o Rio Tietê, uma das principais atrações da cidade. Tietê vem da língua Tupi que quer dizer: Rio Verdadeiro. O memorial possui também exposições que contam várias curiosidades e importância do Rio Tietê para o estado de São Paulo, além da incrível vista das cachoeiras.

O memorial está localizado no Complexo Turístico da Cachoeira, um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande, que deu nome a cidade, essa cachoeira é a maior queda d’água do rio Tietê.

O Rio Tietê corta todo o estado de São Paulo, saindo de Salesópolis até Pereira Barreto, divisa com Mato Grosso do Sul, e diferente dos outros rios, o Tietê não desce para o mar, mas sobe para o interior.

Outra atração do memorial é a Ponte Pênsil, construída em 1913 com 75 metros de extensão, antigamente era possível passar por ela, mas hoje em dia ela está fechada, a ponte fica ao lado da antiga Fábrica de Tecido Brasital.

Aproveite para conhecer também a mais nova atração da cidade de Salto, o Mirante da Ponte Estaiada, proporciona uma vista panorâmica incrível da cidade e do Memorial e fica bem pertinho, da pra ir andando.

Endereço: Praça Archimedes Lammoglia, s/nº, Centro, Salto/SP.

Funcionamento do Memorial do Rio Tietê: de terça-feira a domingo das 8:30h às 16:30h.

Entrada Gratuita.

Infraestruturas: banheiros e bebedouros públicos.

Recomendações:

– É proibido consumir alimentos neste local;

– É proibido entrar neste espaço sem camisa ou trajes inadequados;

– É proibido entrar com animais de estimação;

– Evite tocar nas peças que compõem o acervo do museu;

– Antes de entrar no museu, desligue quaisquer aparelhos sonoros, a fim de respeitar os demais visitantes que frequentam este espaço.

Fonte: Ckturistando Prefeitura da Estância Turística de Salto